• Redação TBT

André Mendonça indicado a ministro do STF


O advogado-geral da União André Luiz de Almeida Mendonça, de 47 anos, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (13) para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. A escolha ainda precisa passar pela aprovação do Senado.


Nascido em Santos, André é advogado da União desde 2000. Em janeiro de 2019, assumiu como ministro da AGU (Advocacia-Geral da União). Antes, foi advogado da Petrobras Distribuidora. Tomou posse no Ministério da Justiça e Segurança Pública depois da saída do ex-ministro Sergio Moro. Ele é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Apresentou teses sobre recuperação de ativos desviados pela corrupção.


O ministro é pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília. Fez a graduação em Direito na ITE, atual Centro Universitário de Bauru. Ele é pastor da Igreja Presbiteriana. Como Diretor do Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU recebeu em 2011 o Prêmio Innovare –que reconhece as melhores práticas exercidas no âmbito do Poder Judiciário– na categoria especial cuja temática foi o “combate ao crime organizado”, de acordo com seu currículo acadêmico.